top of page

A importância da prática regular de exercício físico no combate Obesidade


Que o exercício físico bem orientado traz diversos benefícios disso ninguém duvida, mas nos últimos anos vem uma corrente muito forte da sua importância no combate de diversas doenças provenientes das condições que criamos para o nosso organismo. Tais doenças quando conjuntas são denominadas como Síndrome Metabólica, que nada mais é do que o agrupamento de fatores de risco cardiovascular como a hipertensão arterial, resistência à insulina, diabetes, dislipidemia e obesidade. Hoje falaremos um pouco mais sobre a obesidade, doença que vem crescendo cada vez mais e é um dos principais fatores da Síndrome Metabólica e de como o exercício físico tem fundamental importância no combate a ela.

A cada cinco brasileiros, um está obeso. Mais da metade da população está acima do peso. De acordo com os dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) nos últimos 10 anos, a prevalência da obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8% em 2008 para 18,9% em 2018. O excesso de peso também subiu de 42,6% para 53,8% no período.

De acordo com o Instituto de Obesidade e Cirurgia, a obesidade também varia de acordo com a localização e distribuição da gordura pelo corpo:

1. Obesidade abdominal:

A gordura se deposita principalmente no abdômen e na cintura, podendo também se distribuir pelo peito e rosto. A obesidade abdominal está muito associada com grande risco para desenvolver outras doenças cardiovasculares como colesterol alto, doenças cardíacas, infarto, além de diabetes, inflamações e trombose.

2. Obesidade periférica

Este tipo de obesidade é mais comum em mulheres, pois a gordura se localiza mais nas coxas, quadris e nádegas. A obesidade periférica é mais associada a problemas circulatórios, como insuficiência venosa e varizes, e osteoartrite nos joelhos, devido à sobrecarga do peso nestas articulações, apesar de também aumentar o risco de doenças cardíacas e diabetes.

3. Obesidade homogênea

Neste caso, não há uma predominância da gordura em uma área localizada, pois o excesso de peso está distribuído pelo corpo.

Como cita (CIOLAC, GUIMARÃES,2004) estudos vem demonstrando forte relação na obesidade com a inatividade física, demonstrando que os benefícios da atividade independente da intensidade com a qual esteja sendo feita, desde que se mantenha em um estilo de vida ativo é o melhor tratamento e a melhor forma de se evitar essa doença.

Vale lembrar que para um tratamento eficaz o gasto energético diário deve ser maior do que o consumo, fazendo com que então seja necessária uma boa alimentação aliada a prática do exercício físico bem orientado para que o ocorra a otimização dos resultados.

Nosso Spa Training você encontra profissionais da saúde prontos para melhor lhe atender e fazer com que combata e se evite tal doença, contando com Nutricionista, Fisioterapeuta e Profissionais de Educação Física em atendimento personalizado e horário flexível para criar a melhor experiência do seu dia e gerar os resultados idealizados.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page