facebook
instagram
© 2017. SPA TRAINING. Todos direitos reservados

TREINAMENTO FUNCIONAL

May 13, 2019

 

             Podemos dizer que treinamento funcional no geral serve para treinar o corpo nas funções para o qual ele é originalmente desenhado. No processo de reabilitação, serve para condicionar o paciente para retornar as suas atividades da vida diárias. A capacidade funcional é a habilidade para realizar as atividades simples do cotidiano com eficiência, autonomia e independência. Assim, o treinamento funcional entra como uma ferramenta para alcançar esses objetivos.

                Neste tipo de treino, não há uso de aparelhos e os músculos são deixados de trabalhar de forma isolada, exigindo que o corpo trabalhe como um todo. Podemos usar exercícios de força, equilíbrio e circuitos tornando-o mais dinâmico e motivador.

                Para evolução do treinamento os exercícios devem ter uma progressão da intensidade, evoluindo do lento para o rápido, simples para o complexo e do mais estável para o menos estável.

Principais benefícios do treinamento funcional:

  • Aprimoramento das atividades do dia a dia;

  • Tonificação muscular;

  • Emagrecimento;

  • Melhora da postura;

  • Condicionamento cardiorrespiratório;

  • Prevenção de lesões.

                Muitos dos exercícios utilizam o peso do próprio corpo, o que garante uma aproximação maior com os movimentos do dia a dia. Mas podemos utilizar acessórios como bola suíça, medicine ball, bosu, mini trampolim, faixa elástica, cones, entre outros.

                Algumas dicas importantes:

  • O programa de treino deve ser global: força, equilíbrio, velocidade, resistência, agilidade, potência, mobilidade e flexibilidade.

  • Respeitar seus limites, mas aceitar desafios.

  • Um programa de condicionamento eficiente vai além do treino. Comer, dormir e recuperar-se com qualidade é fundamental.

  •  Os melhores resultados não vêm fáceis, demandam tempo e esforço para serem alcançados.

               

                Os melhores resultados não vêm fáceis, demandam tempo e esforço para serem alcançados. Em comparação com outras modalidades o treinamento funcional se torna mais dinâmico e prático, já que não depende de acessórios e muito menos de máquinas para ser desempenhado.

                Outro ponto importante é atentar-se ao risco de lesões, relatando sempre ao professor suas restrições e incômodos durante a prática, no Spa Training você encontra os melhores profissionais para auxilia-lo na prática.

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes

April 4, 2019

April 4, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags