facebook
instagram
© 2017. SPA TRAINING. Todos direitos reservados

Lombagia

April 27, 2018

 

 Uma das queixas mais comuns atualmente é a lombalgia ou “dor nas costas”. O termo “lombalgia” é o mais empregado na definição desse tipo de dor (do prefixo lombo, referente à região baixa da coluna, ou coluna lombar; e do sufixo algia, do grego álgos, referente à dor).
Normalmente essa queixa tende a ser subjugada tanto pelo paciente quando pelo profissional de saúde. É uma patologia que pode levar a incapacidade do indivíduo, o quadro não pode ser facilmente caracterizado devido à grande variedade de sinais e sintomas encontrados nos mais diferentes tipos de pacientes. Podemos citar a sensação de “peso” ou “cansaço” na coluna lombar, de localização difusa e aparecimento ao final do dia ou após atividades físicas de média a longa duração; ou ainda a sensação de “pontada” ou “agulhada”, de localização mais pontual, podendo surgir inesperadamente durante ou após um esforço físico intenso.
As principais causas da lombalgia pode ser desequilíbrio muscular, hérnia de disco, encurtamento muscular, déficit de força da musculatura estabilizadora, escoliose, discrepância de membros inferiores e etc. A musculatura estabilizadora é denominada tônica ou postural, composta por fibras vermelhas do tipo I, de contração lenta e alta resistência à fadiga. Essas características permitem que os músculos posturais atuem durante a maior parte do dia, estabilizando a coluna.
Entretanto, quando há fraqueza ou déficit de ativação desses músculos, há uma consequente falha no mecanismo de estabilização, predispondo a coluna a sobrecarga mecânica devido a indesejados micro movimentos articulares. Esse é um dos mecanismos de lesão da lombalgia.
Como tratamento para tal patologia é imprescindível uma avaliação fisioterapêutica, para levantamento da causa da patologia que varia de indivíduo para indivíduo. Na grande maioria dos casos terá a necessidade de realizar o fortalecimento da musculatura do CORE (multífidos – região posterior; transverso do abdômen – região anterior; diafragma – região superior; assoalho pélvico – região inferior), que juntos compõem um centro de força e estabilidade para o tronco.
Procurando um bom lugar para começar a prática de Pilates? Conheça o Spa Training em Belo Horizonte. Oferecemos planos incríveis que certamente atenderão suas necessidades, todos eles com muito pilates , é claro! 

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes

April 4, 2019

April 4, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags